Tipos de Colírio

Os colírios são o medicamentos usados para tratar desde as menores as maiores patologias oculares. Existem vários tipos de colírios, uns com antibiótico e outros sem e, é importante saber que alguns dos colírios precisa de receita médica. Tenha em atenção que, independentemente de poderem ser vendidos sem receita, não devem ser utilizados sem aconselhamento prévio ou acompanhamento, pois podem prejudicar a saúde do olho.

tipos de colirio

Tipos de colírios:

Antibiótico: são, geralmente, usados para combater processos infeciosos provocados por bactérias.

Anti-inflamatório: utilizado em pós-operatórios, em conjuntivites de origem viral e inflamação na córnea. Dentro deste tipo de colírios, estão os hormonais (que contêm corticoides) e os não-hormonais.

Antialérgicos: utilizado especificamente para casos de conjuntivite alérgica, que são diferentes dos casos de conjuntivite infeciosa. Neste tipo de conjuntivite é mesmo necessário recorrer a um médico que, depois de analisar, indicará o melhor colírio.

Anti-glaucomatoso: específico para quem tem glaucomas e que precisa de usar colírios regularmente para reduzir a pressão intraocular, diminuir a produção de líquido no olho ou induzir a drenagem adequada.

Anestésico: embora alivie dores nos olhos, deve ter o uso restrito ao médico para exames e cirurgias, pois o uso abusivo ou inadequado deste colírio pode provocar lesões graves na córnea.

Lágrimas artificiais: estes colírios são lubrificantes oculares que servem para humedecer os olhos que estão secos devido a causas naturais, como o avançar da idade, ou causas artificiais, como a exposição prolongada a um computador.

Vasoconstritor: utilizam-se como tratamento para irritações, ardores e pequenas moléstias que fazem com que os olhos fiquem vermelhos e sensíveis. Age contraindo os vasos sanguíneos, que diminui a passagem de sangue na região e deixa o olho com o aspeto mais branco.

Se informe mais em Oftalmologia Brasília para tirar suas dúvidas, tratar problemas oftalmológicos e saber seu tipo ideal de colírio.

Anúncios